Sérgio Machado e o esboroamento da República.

sergio-machado-transpetro

À medida que as delações de Sérgio Machado vão sendo postas às claras, a impressão que tenho é que o Brasil vai sendo posto no escuro. No entanto, infelizmente, é visível o esboroamento da República: feito castelo de areia caindo quando a água do mar bate nele; feito erosão da terra em dia de chuva; feito açúcar se desmanchando na água.

De alguma forma, antecipei no artigo “Ser antipetista não é ser conservador: o caso de Romero Jucá”, que a situação do novo governo não seria fácil. De um lado, a era petista parece ter criado – ou fermentado a massa existente – facilidades nunca “antes vistas na história deste país”; de outro lado, é indiscutível a podridão nos demais partidos também. Por mais que alguns, furiosos, insistam em querer atingir apenas o PT e fazer vistas grossas às demais escolas de lalaus, os fatos teimam e gritam.

PSDB, DEM, PP, PMBD, PCdoB estão envolvidos. Mais de 20 políticos estão listados. Não é pouco. Sozinho, o PT não daria conta de tentar a travessia do cofre ao bolso com o dinheiro dos indivíduos, das famílias e das empresas – tudo transferido para o ineficiente caixa estatal.

Penso que o modo petista de governar azeitou as engrenagens do maquinário do desmando, mas o PT teve ajuda. Por mais que se tenham restrições a esse partido revolucionário – e eu as tenho – não dá para fechar os olhos e dizer que PT agia sozinho: era consórcio para o mal e parceria para o descaminho. Até o presidente Temer estaria envolvido.

A delação de Sérgio Machado vem corroendo o trilho por onde passa o trem da República. Para trilho corroído há jeito – troca o trilho; passa Whitelub, etc. Mas para trem podre e velho já não há solução; tem de trocar o trem. Um novo Brasil é do que precisamos, mas por favor, já que somos um país laico, que seja um Brasil sem padroeira e, aproveitando, com bandeira nova também.

 

e-mail:mpaulojme@gmail.com

twitter:@marcospaulofon2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s