Meditações no Salmo 121

cuidado-maos-de-deus

“Um cântico para ascensão. Ergo meus olhos para o alto de onde virá meu auxílio.

Meu socorro vem do Eterno, o Criador dos céus e da terra.

Ele na permitirá que resvale teu pé, pois jamais se omite Aquele que te guarda.

O guardião de Israel jamais descuida, jamais dorme. Deus é Tua proteção.

Como uma sombra, te acompanha a Sua destra.

De dia não te molestará o Sol, nem sofrerás de noite sob o brilho da Lua.

O Eterno te guardará de todo mal; Ele preservará tua alma.

Estarás sob Sua proteção ao saíres e ao voltares, desde agora e para todo o sempre.”

(Bíblia Hebraica, Ed. Sêfer)

É um cântico de elevação; posso ascender aos portais divinos.

Em busca da proteção do Alto, encontro a oração de conforto.

Num mundo em que para morrer basta estar vivo, no qual muitas surpresas desagradáveis podem me assombrar a qualquer tempo, seja de dia seja de noite, refugiar-se em Deus pode ser o melhor a fazer; num mundo em que doença espreita, trânsito mata, vírus deforma e gente impõe terror, é salutar buscar refúgio no Senhor junto com o salmista.

Pé que escorrega gera tombo. Tombo machuca. Obrigado, Deus, por segurar meus pés.

Como guarda que nunca cochila é apresentado o Deus de Israel. O salmista faz contraponto tácito entre o sentinela humano, passível de descuido, e o Sentinela Divino, sempre alerta para proteger.

Minha sombra nunca me deixa, embora se vejam em animações certa gozação com a sombra que fica (alguém com medo fugiu depressa e deixou a sombra). Assim é o Eterno, a sombra que nunca me deixa, seja dia seja noite. Obrigado, Deus, pela companhia diuturna.

O Eterno me guarda do mal e preserva minha alma. Que posso mais querer? Ele guarda minha saída e minha entrada hoje e sempre.

Obrigado, Deus, pela paz que brota do jardim bem cuidado chamado Salmo 121.

Deixe um comentário

